Profa. Dra. Kátia Mika Nishimura (PUC-Campinas)

26/11 (3a feira), às16hs: MR4 – Políticas Públicas e Percepções Públicas - Título da Apresentação: "Reação Conservadora às Políticas de Redistribuição e Reconhecimento dos Governos Petistas".

Foto Kátia Nishimura.pngÉ doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009), possui mestrado em Ciência Política (2002), graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais (2000) e graduação em Bacharelado em Ciências Sociais (1998) realizados também na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), lecionando nos cursos de Ciências Sociais, Direito, Nutrição, Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação, Terapia Ocupacional, Psicologia, Administração e Economia. Foi professora do UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda, onde atuou como Pesquisadora e Professora no MECSMA, Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Lecionou também nos cursos de graduação em Direito, Serviço Social, Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Comunicação Social: Jornalismo, Nutrição e Engenharia de Produção (2009-2016). Foi Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do UniFOA, no período 2013-2014, e também Professora Substituta da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde lecionou nos cursos de Economia, Educação Física, Engenharia de Agrimensura, Química, Biologia e Psicologia (2012-2014).

Tem desenvolvido pesquisas na área de Cultura e política, coordenou projetos de pesquisa institucionais com fomento da FAPERJ, que também apoiou uma das pesquisas de Iniciação Científica orientadas. Dentre as temáticas pesquisadas, estão as questões que, de algum modo, estão relacionadas ao Conservadorismo Social na Sociedade Brasileira, como as relações interétnicas (preconceito e discriminação racial, comunidades quilombolas, educação, história e cultura afro-brasileiras), o tratamento desigual dispensado às mulheres na sociedade atual e o paradoxo da experiência democrática da sociedade brasileira, do apoio a democra
cia política e de posicionamentos autoritários e conservadores no âmbito social. Tem experiência em Pesquisa Quantitativa em Ciências Humanas (como Surveys) na área de Cultura Política, nos seguintes temas: conservadorismo, autoritarismo, valores, opiniões e atitudes, hierarquia social, discriminação e preconceito racial e comportamento político.

E-mail: katianishimura@uol.com.br

Link para o CV Lattes